Método Pilates Aplicado à Hérnia de Disco
Cada vez mais os médicos ortopedistas estão indicando o Método Pilates aplicado à Hérnia de Disco para o alívio das dores.
A melhora dos sintomas inicia-se a partir do princípio de estabilização da coluna por meio da respiração associada à contração do powerhouse (músculos profundos do abdômen e de toda a região do quadril, responsáveis pelo suporte da coluna lombar).
Acontece assim um realinhamento da postura, redistribuição adequada da carga no corpo, e desta forma o reequilíbrio muscular.
Durante o tratamento com o método Pilates aplicado à hérnia de disco, ocorre melhora na mobilidade da coluna, fazendo com que as articulações movimentem-se e desta forma mantenham-se saudáveis.
O fortalecimento e alongamento promovidos pela prática do Pilates aumenta a proteção dos discos intervertebrais e o alinhamento postural.
Desta forma os sintomas melhoram, e assim com a diminuição da dor o indivíduo retorna a pratica das AVD’S, assim como atividades físicas e profissionais de uma forma segura.
Os músculos abdominais, principalmente os transversos e os oblíquos, são responsáveis pela pressão intra-abdominal a qual age sob o diafragma servindo como um mecanismo de atenuação das cargas compressivas sobre os discos intervertebrais.
Os exercícios de fortalecimento desta musculatura no Pilates aplicado à Hérnia de Disco melhoram a nutrição do disco, pois aumentam a difusão passiva de oxigênio e diminuem a concentração de hidrogênio.
Uma vez que os exercícios promovem o afastamento das vértebras, devido aos movimentos de alongamento crânio-caudal e a estimulação da correção postural, o Método Pilates aplicado à Hérnia de Disco tornou-se uma das técnicas mais utilizadas para a reabilitação de problemas ortopédicos, principalmente a coluna vertebral e sua estabilização.